A cerveja é um dos melhores acompanhamentos para uma boa refeição. Combinar bem uma cerveja com um prato é arte e quem sabe fazer garante às pessoas uma melhor experiência.
Harmonizando cervejas e pratos é possível realçar os sabores de ambos, tanto pelo contraste quanto pela semelhança.
O corte é outra forma poderosa de harmonização. Corte é uma forma de harmonização que consiste em servir uma cerveja com um prato que não combina com ela.
A harmonização tem regras, mas não existe certo ou errado. Muito pelo contrário: a criatividade é muito bem vista. Para harmonizar, deve-se levar em consideração a sintonia entre os sabores, aromas, cores e texturas da cerveja artesanal e do prato. Uma harmonização perfeita é quando o sabor da cerveja e o sabor do alimento se encontram.
Pedaços de carnes grelhadas, massa, saladas e doces, tudo harmoniza muito bem com cerveja artesanal!
Para que você possa fazer uma boa harmonização, saiba escolher a cerveja certa com cada alimento.
Dicas de Harmonização:
Pilsen: são cervejas leves e claras, por isso, receitas com sabor forte ou mais pesadas vão interferir no sabor da cerveja, fazendo com que desapareça no paladar. Fazem boas combinações com comidas de boteco, pastéis, queijos brancos, nozes, castanhas e amendoins, frutas secas etc.
Weiss: combina muito bem com saladas leves, peixes brancos grelhados, frutos do mar, aves e queijos suaves, como minas e brie. A doçura contrasta com os sabores salgados e ácidos desses alimentos enquanto o sabor frutado complementa o conjunto. Entre as sobremesas, vai bem com doces de frutas brancas e amarelas, fazendo um bom par por aproximação dos sabores.
IPA: para contrastar com esse amargor, a dica é usar alimentos mais gordurosos, como carnes vermelhas. Se grelhadas ou assadas como em um churrasco, ainda desenvolvem notas de caramelização e defumação que ficam ótimas por proximidade com o caramelo e toffee das cervejas.
APA: uma ótima opção de harmonização seria por contraste com comidas mais gordurosas. Pratos como hambúrgueres, carnes assadas e pizza, combinam perfeitamente com esse tipo de cerveja.
Red Ale: harmoniza com burritos, carne assada, carpaccio, enchiladas (tortilhas), frango assado, pimentão recheado, pizza calabresa, rocambole de carne etc.
A escolha da cerveja pode ser criteriosa, porém a experiência para os outros pode ser incrível.
O céu é o limite quando se pensa em harmonizar cervejas artesanais com pratos. A variedade de sabores, aromas e texturas é tão grande que existe uma grande variedade de possibilidades. É uma arte onde se valoriza muito os gostos pessoais, as preferências e o contexto gastronômico em que se encontram os pratos.
Você pode combinar uma IPA muito amarga com um curry tailandês. Pode harmonizar uma Pilsen com um prato de salsicha alsácia ou então acompanhar um hambúrguer com uma Witbier/Weiss.
A criatividade não tem limites. Basta observar as semelhanças e contraste das cores, sabores e texturas para fazer a harmonização da sua cerveja preferida com seu prato predileto e desfrutar desta experiência sensorial única!
seja o primeiro a comentar